Este blogue será utilizado na nova Unidade Curricular - Metodologias de Investigação do Programa Doutoral Multimédia em Educação. Os elementos do grupo são: Carlota Lemos,Cláudia Cruz, Isabel Araújo, Luís Pereira e Lurdes Martins.

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Fev 10

Artigo – “Colaboração e comunidades de aprendizagem” de Manuel Meirinhos e  António Osório in http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/398/1/siie_2006_M_O.pdf

 

Frases chave que esclarecem os conceitos de colaboração e cooperação:

“A colaboração em ambientes virtuais está a tornar-se um fenómeno cada vez mais frequente e pode ser vista como uma estratégia pedagógica, mas também como uma filosofia ou estilo de vida.

 

Existe um conjunto variado de aspectos que distinguem os conceitos de cooperação e colaboração. Apesar das diferenças serem várias, Henri e Lundgren- Cayol utilizam como fundamentais, o controlo e a autonomia, o objectivo a atingir, a tarefa e a interdependência.

(….)De acordo com os autores acima referidos, a actividade colaborativa é antes de mais voluntária, assenta em factores de motivação intrínseca, apela à autonomia e combina processos de trabalho individual e colectivo. A colaboração possui duas forças de impulsão interrelacionadas: o grupo, como agente de apoio individual, e o formando, cujo envolvimento para colaborar repousa no seu interesse em partilhar com o grupo a realização das tarefas.

 

O primeiro aspecto diferenciador relaciona-se com o grau de autonomia dos formandos ou aprendentes e o nível de controlo do formador ou professor. Podemos dizer que na cooperação existe um maior controlo por parte do formador e uma menor autonomia por parte do formando. Sendo assim, nas tarefas colaborativas, é necessária mais autonomia e, consequentemente, maior maturidade cognitiva do que na cooperação.

 

Uma outra característica que distingue os dois conceitos é o objectivo a atingir. A cooperação baseia-se na distribuição de tarefas e responsabilidades pelos elementos do grupo, para atingir determinado objectivo. Na colaboração negoceia-se e orienta-se a interacção visando um objectivo comum, através do consenso. Como refere Harassim, “collaboration or co-laboring means working together to accomplish shared goals; individuals seek outcomes beneficial to themselves and to the other members of the group”.

 

Em relação à realização da tarefa, a cooperação, contrariamente à colaboração, pressupõe uma tarefa distribuída entre os vários elementos do grupo de trabalho. Na cooperação a ênfase recai na realização da tarefa pelo grupo, baseada em subtarefas de cada formando. O trabalho colaborativo não é a soma ou justaposição dos trabalhos individuais, são necessárias uma maior implicação do grupo, estabelecimento de objectivos comuns e coordenação da actividade.

 

A interdependência é um atributo dos dois conceitos. Na cooperação, a interdependência tem de existir, uma vez que a contribuição de uns só está completa com a contribuição dos outros. Existe assim, uma interdependência recíproca necessária à complementaridade da tarefa. Na colaboração, a interdependência requer outro envolvimento relacional, necessário a um apoio mútuo e à criação de uma identidade comum. A colaboração existe num quadro de interacções do grupo, onde se partilham as descobertas e se negoceia o sentido a dar ao trabalho, bem como a validar os novos saberes construídos. Este empreendimento é um empreendimento activo e, para ser conseguido, assenta na autonomia, na responsabilidade, na interdependência positiva e na confiança.”

 

 


comentário:
Parece-me que vão no sentido correcto. Alerto-vos para o artigo que também referem "Os meninos à volta do computador...", que, em boa verdade, deverá ser lido com cuidado. Trata-se de um texto que não foi escrito para o contexto do Ensino Superior.

Votos de continuação de bom trabalho.
moreira a 15 de Fevereiro de 2010 às 11:18

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