Este blogue será utilizado na nova Unidade Curricular - Metodologias de Investigação do Programa Doutoral Multimédia em Educação. Os elementos do grupo são: Carlota Lemos,Cláudia Cruz, Isabel Araújo, Luís Pereira e Lurdes Martins.

26
Mar 10









Stake, R. (2009). A arte da investigação com estudos de caso. Lisboa. Fundação Calouste Glubenkian.





 



Segundo Stake a triangulação consiste em protocolos que permitem a procura de rigor e explicações alternativas. Por vezes através de observações adicionais é necessário rever uma interpretação.


Existem segundo Norman Denzin quatro protocolos:


Triangulação das fontes de dados: permite verificar se o que estamos a observar a relatar se mantém inalterado em circunstâncias diferentes;


Triangulação do investigador: consiste em outros investigadores observarem o mesmo fenómeno e apresentarem as observações (com ou sem a sua interpretação) proporcionando o debate interpretações alternativas,


Triangulação da teoria: consiste na escolha de co-observadores, pois permite comparar diferentes interpretações. Significados alternativos podem ajudar os leitores a compreender o caso;


Triangulação metodológica: consiste em utilizar várias abordagens, que permitem real realçar ou invalidar algumas influências exteriores.


Para Denzin e muitos investigadores qualitativos, os protocolos de triangulação passaram a ser uma busca de interpretações adicionais mais do que a confirmação de um único significado (Flick, 1992)” (Também concordo com esta afirmação)


Para que o leitor possa triangular, a descrição do caso terá que apresentar um corpo substancial de descrição incontestável. O relato deverá ser muito minucioso, relatando-se por vezes o que o leitor já conhece, assegurando-lhe que a descrição está correcta. Contudo para qualquer afirmação descritiva e interpretação poderá ser necessário a triangulação.



Situação dos Dados



Necessidade de Triangulação



Descrição incontestável



Precisa de pouco esforço para a confirmação



Descrição dúbia e contestada



Precisa de confirmação



Dados importantes para uma asserção



Precisa de esforço extra para a confirmação



Interpretações - chaves



Precisa de esforço extra para a confirmação



Convicções do autor, assim identificadas



Precisa de pouco esforço para a confirmação



Tabela (p. 125)


Em estudos de caso os actores ajudam a triangular as observações e as interpretações do investigador.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
27



subscrever feeds
arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO