Este blogue será utilizado na nova Unidade Curricular - Metodologias de Investigação do Programa Doutoral Multimédia em Educação. Os elementos do grupo são: Carlota Lemos,Cláudia Cruz, Isabel Araújo, Luís Pereira e Lurdes Martins.

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Abr 10













TIPOS DE ENTREVISTAS


Existem estruturas de entrevistas conhecidas por "a família de entrevistas qualitativas" (Rubin & Rubin, 1995).


Algumas fontes mencionam apenas dois, ou seja, formal e informal (Fitzgerald &Cox, 1987, pp. 101-102).


Outras fontes referem-se a este processo de investigação, como estruturados ou não estruturados (Fontana & Frey 1994; Leedy, 1993).


 


No entanto, apelo menos três grandes categorias, podem ser identificadas (Babbie, 1995; Denzin, 1978; Frankfort-Nachmias & Nachmias, 1996; Gorden, 1987; Nieswiadomy 1993):


·         entrevista padronizada (formal ou estruturada),


·         entrevista não padronizada (informal ou entrevista não-directiva),


·         entrevista semi-padronizada (semi-estruturadaou semi-dirigida).


 


A entrevista padronizada


 


A entrevista padronizada usa uma lista de questões formalmente estruturada. Os entrevistadores são pedem sugestões de resposta para cada questão.


Pretende-se oferecer acerca de cada assunto um estímulo para que as respostas às perguntas, sejam comparáveis (Babbie, 1995).


Os investigadores supõem que as questões agendadas nos seus instrumentos de entrevista são suficientemente abrangentes para retirar de todos os indivíduos (ou quase todos) as informações pertinentes ao tema do estudo (s).


Eles também assumem que todas as questões foram formuladas de forma a que os indivíduos compreendam claramente o que lhes está a ser solicitado.


 


A entrevista não- padronizada


Em contraste com a rigidez de entrevistas padronizadas, as entrevistas não-padronizadas não utilizam listas de perguntas,  funcionam a partir de um conjunto diferente de suposições em que em primeiro lugar, os entrevistadores começam com a suposição de que eles não sabem de antemão todas as informações necessárias para responder às perguntas.


 


Não existe uma lista de questões pre-determinada e é assumido pelos entrevistadores que nem todos os assuntos terão necessariamente uma correspondência em palavras dado que cada assunto interpretado de diferentes maneiras.


 


Numa entrevista não-padronizada, os entrevistadores devem desenvolver, adaptar e


gerar questões  a  investigar adequadamente para dada situação e para o propósito central das investigações.


Schwartz e Jacobs (1979, p. 40) referem que isto resulta de questões apropriadas e relevantes que surgem durante a própria entrevista.


A entrevista não-padronizada  é utilizada, às vezes, durante o decurso de pesquisas de campo para aumentar as observações.


Estas entrevistas permitem que os investigadores possam obter informações adicionais sobre vários fenómenos que eles observam ao realizar questões aos participantes


Em alguns outros casos, as entrevistas não-padronizados são úteis quando


pesquisadores não estão familiarizados com os estilos de vida(religiosos, culturas étnicas e costumes) dos entrevistados.


 


Entrevista Semi-padronizada


Localiza-se algures entre o extremo da padronização completa e a estrutura não- padronizada. Este tipo de entrevista envolve a execução de uma série de

perguntas pré-determinadas e / ou tópicos especiais. Estas perguntas são tipicamente

feitas a cada entrevistado numa sistemática e consistente ordem.


As questões padronizadas devem ser formuladas em palavras familiares aos entrevistados e as questões não-padronizadas podem reflectir a forma como os indivíduos compreendem o mundo.


 


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