Este blogue será utilizado na nova Unidade Curricular - Metodologias de Investigação do Programa Doutoral Multimédia em Educação. Os elementos do grupo são: Carlota Lemos,Cláudia Cruz, Isabel Araújo, Luís Pereira e Lurdes Martins.

20
Fev 10

Uma verdadeira pérola sobre a temática da aprendizagem colaborativa no ensino superior. Deixo uma frase que sintetiza a linha de pensamento dos autores:


 


"We believe that if the university opens up and embraces collaborative learning and collaborative knowledge production, it has a chance of surviving and even thriving in the networked, global economy.


 


http://www.educause.edu/EDUCAUSE+Review/EDUCAUSEReviewMagazineVolume45/Innovatingthe21stCenturyUniver/195370


comentários:
Esta ideia vai ao encontro do conceito working knowledge Networked Learning in Higher Education Project , 2001):
- um tipo de conhecimento que é relevante para o trabalho de cada um (seja ele académico ou profissiobal );
- um conhecimento activo e dinâmico em vez de passivo e estático. Este tipo de conhecimento exige mais do que uma simples competência de memorização. Leva a uma nova reconstrução do conhecimento sempre que que é usado.
- um conhecimento que é "apenas" suficiente para iniciar/apoiar a acção, levando à necessidade de se correrem riscos, levando a novos desafios e a novas reconstruções do conhecimento.
lmsapereira a 21 de Fevereiro de 2010 às 17:05

Completamente de acordo. Considerem que assinei por baixo :)
lpedro a 21 de Fevereiro de 2010 às 22:30

A discussão sobre este artigo teve continuação em http://www.tonybates.ca/2010/02/21/why-technology-is-not-disrupting-the-university-sector/

Boas leituras!
carlossantos a 21 de Fevereiro de 2010 às 22:34

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

16
17

22
26
27

28


arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO