Este blogue será utilizado na nova Unidade Curricular - Metodologias de Investigação do Programa Doutoral Multimédia em Educação. Os elementos do grupo são: Carlota Lemos,Cláudia Cruz, Isabel Araújo, Luís Pereira e Lurdes Martins.

06
Mar 10

Decorrente da postagem anterior, parece interessante reflectirmos também sobre o funcionamento e a pertininênca do blog do nosso grupo. Quais as mais-valias? Qual a contribuição para o o desenvolvimento do nosso projecto?


comentários:
O nosso blog no inicio funcionou como uma forma de divulgarmos algumas leituras de pesquisa que íamos fazendo. A partir do momento que se criou a wiki, o blog passou a ser redundante, pois existia um outro espaço onde os nossos colegas dos outros grupos podiam acompanhar o nosso trabalho. Por outro lado, como trabalhamos em grupo utilizando outras ferramentas (etherpad, msn) onde partilhávamos as nossa ideias e discutíamos diferentes pontos de vista em tempo real, o blog deixou de ter a pertinência inicial. Contudo achei vantajoso agora na fase final desta UC postar alguns artigos, pois podem ser relevantes para os colegas.
iaraujo a 6 de Março de 2010 às 12:16

Bem, em minha opinião, ao longo desta unidade curricular houve alguma redundância no que diz respeito às tecnologias a utilizar. Se tivermos em conta que um blog deve, antes de mais potenciar a partilha e a discussão de ideias, creio que não foi efectivamente isso que aconteceu, uma vez que esse processo colaborativo aconteceu com o recurso a ferramentas de carácter síncrono como o Msn e, inclusivamente o telefone. Numa fase inicial utilizámos o blog para disponibilizar links com informação meritória de análise, mas essa discussão foi sempre feita no Msn. Digamos que o blog funcionou como um repositório e espaço de divulgação de informação e uma forma de, na fase se selecção e diagnóstico da problemática, de divulgação da nossa proposta, para que professores e colegas se pudessem pronunciar. O trabalho foi posteriormente sendo desenvolvido directamente na wiki e sua preparação suportada pelo etherpad.Já numa fase final, foi interessante trocar impressões acerca da exequibilidade do projectos apresentados nas nossas escolas e também uma reflexão acerca do trabalho desenvolvido e das tecnologias ao nosso dispor para o efeito.
That's all folks!
lurdesmartins a 6 de Março de 2010 às 12:19

De facto podemos falar de uma multiplicidade de ferramentas web 2.0, todas elas úteis e importantes para o desenvolvimento de um verdadeira trabalho colaborativo. Mas nem sempre mais é sinónimo de melhor. No nosso caso concreto o blog We teve uma função importante no início desta UC já que permitiu a troca de links interessantes sobre a temática a analisar, perspectivando já uma possível orientação para um caminho a seguir face oas objectivos pretendidos e às metas delineadas.
Após este momento, tornou-se claro que as ferramentas de carácter síncrono, msn, etherpad, etc, e que usámos todos os dias, possibilitavam, pelas suas características de imediaticidade, uma realização eficaz e ao segundo das nossas tarefas colaborativas, fazendo com que o blog perde-se todo o seu protagonismo. Face ao exigido, usar o blog tornava-se redundante em face de toda a produção nao só mental, como escrita, e que, por isso, teve de ser direccionada para outras ferramentas que pudessem acompanhar e facilitar toda essa prolixidade de trabalho colaborativo.
lmsapereira a 6 de Março de 2010 às 15:16

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
27



arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO