Este blogue será utilizado na nova Unidade Curricular - Metodologias de Investigação do Programa Doutoral Multimédia em Educação. Os elementos do grupo são: Carlota Lemos,Cláudia Cruz, Isabel Araújo, Luís Pereira e Lurdes Martins.

22
Mar 10

 

 

Leia-se http://www2.dce.ua.pt/leies/pacgi/cap10-Moroco.pdf ( capítulo de um livro)

“Esta técnica foi desenvolvida a partir dos trabalhos de C. Spearman no inicio do século sobre a performance de estudantes em várias disciplinas, de modo a explicitar as relações entre as classificações e um factor geral de inteligência (….) A teoria de Spearman foi severamente criticada mas, a metodologia de análise de factores foi adoptada por muitos investigadores com o objectivo de encontrar factores latentes de utilização tão variada quanto a medição de “atitudes sobre determinado problema social”, (….) resistência à inovação tecnológica (Sharma, 1996), até quantificar o “fogo que arde sem se ver””.

“O Objectivo primordial da AF é pois o de atribuir um score (quantificação) a “constructos*” ou factores que não directamente observáveis”.

 

 

Atenção a estes exemplos:

 

“Por exemplo, para medir “quão intensa é a depressão”um investigador pode definir vários itens que meçam “o número de sentimentos de suicídio”, o “número de faltas ao trabalho”, etc…”. O “Score “ da depressão podia ser dado pelo somatório de todas as respostas do indivíduo, porém, a AF produz um “score” que pondera as respostas altamente correlacionadas”.

 

 

**constructo - "construção puramente mental, criada a partir de elementos mais simples para ser parte de uma teoria.” 


Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
27



arquivos
pesquisar
 
blogs SAPO